Saiba as Principais vantagens do uso de Estufas para o seu cultivo de pimentões.

O pimentão é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil, e o cultivo em estufa agrícola é uma das técnicas mais utilizadas para obter um bom rendimento. A estufa agrícola é um ambiente fechado que permite o controle da temperatura, umidade e luminosidade, o que favorece o desenvolvimento das plantas.

Nesse conteúdo, abordaremos as principais vantagens de se cultivar pimentões em estufas.

10 Vantagens que as estufas agrícolas oferecem ao seu cultivo de pimentão!

1. Aumento de Produtividade: O plantio em estufa eleva em até 30% a produtividade em comparação com cultivo tradicional, em áreas abertas. Os motivos são diversos: maior controle do microclima, menor incidência de pragas e plantas daninhas, solos muito mais saudáveis e manejo facilitado.

2. Aumento de qualidade e durabilidade: Como no cultivo protegido as plantas na estufa recebem a mesma quantidade de luz e nutrição balanceada, os vegetais seguem um desenvolvimento padronizado, facilitando o crescimento dos seus pimentões.

3. Cultivo de pimentões, independente do clima: O cultivo dos pimentões em ambientes protegidos, permitem que o crescimento seja saudável, pois a estufa possui controle de temperatura, protegendo contra o clima e demais intérpretes.

4. Efeito guarda-chuva: As estufas agrícolas são uma ótima maneira de proteger seu cultivo de intempéries, como chuva e frio. Além disso, elas diminuem a perda causada por esses agentes climáticos. Essa é uma solução muito eficiente, que vai te ajudar a ter um cultivo saudável e livre de problemas.

5. Maior ergonomia de trabalho: A produção em bancadas traz inúmeros benefícios para os produtores, além da facilidade no manejo e na colheita, essa técnica reduz o esforço físico dos funcionários, que não precisam trabalhar agachados, portanto, isso significa que eles podem se dedicar com mais qualidade a outras atividades, como a limpeza do local ou a inspeção dos produtos. Outro ponto positivo é que as bancadas permitem uma melhor utilização da luz solar, favorecendo o crescimento dos vegetais.

6. Melhor uso da Área: O cultivo de pimentão em estufa pode ser feita de forma vertical ou horizontal. No modo vertical, é possível inserir duas a três vezes mais plantas por área. Já no modo horizontal, é possível utilizar uma maior área de cultivo, mas com menor densidade de plantas. Independentemente do modo escolhido, a produção em estufa apresenta vantagens em relação à produção tradicional. Uma das principais é a utilização de espaço reduzida, o que permite o cultivo em regiões onde isso seria inviável. Além disso, a estufa protege as plantas do clima e garante maior uniformidade na produção. Outra vantagem da produção de pimentões em estufa é a qualidade dos frutos. São cultivados sob essas condições, sendo assim mais firmes, com menor chance de apresentar doenças e contam com um sabor mais acentuado. Portanto, se você deseja ter uma boa produção de pimentões durante todo o ano, aposte na estufa!

7. Menor incidência de pragas e plantas daninhas: Segundo pesquisas, a estufa reduz o risco de pragas e doenças no cultivo. Com isso, o uso de agrotóxicos pode ser reduzido ou até mesmo dispensado com boas práticas de manejo. A estufa é uma ótima ferramenta para quem quer cultivar alimentos saudáveis, pois proporciona um ambiente controlado, onde as condições são ideais para o crescimento das plantas. Além disso, os benefícios da estufa vão muito além da saúde dos consumidores. Ela também é capaz de preservar o meio ambiente, já que diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera.

8. Microclima adequado: Os pimentões tendem a ser sensíveis ao clima. Chuvas, ventos e granizos podem danificar seu crescimento, reduzindo a produção. A estufa protege eles destas intempéries através da cobertura plástica, anulando as perdas por esses agentes. Além disso, a estufa mantém a umidade do ar ideal para o bom desenvolvimento delas, o que garante maior produtividade. Por isso, a estufa é um investimento indispensável para quem quer ter um jardim em crescimento abundante.

9. Rápido retorno de investimento: Quem investe em cultivo de pimentões em estufas pode esperar um retorno rápido sobre o capital aplicado. Isso porque, quando o sistema é bem manejado, as plantações rendem bons frutos em pouco tempo. Com isso, a rentabilidade do negócio é garantida, já que os custos com mão de obra e insumos são relativamente baixos. Além disso, as estufas protegem e preparam o pimentão para qualquer tipo que for.

10. Sem necessidade de rotação de culturas: O cultivo em sistemas protegidos é uma tendência que vem ganhando espaço nos últimos anos. Isso se dá pelo fato de que essa prática otimiza o uso da área para cultivo, dispensando o uso do solo. Além disso, os pimentões cultivados nestes sistemas apresentam maior qualidade e sanidade, devido às condições ambientais controladas. Essa é uma excelente opção para quem busca produzir este fruto de forma sustentável. Portanto, invista no cultivo em sistemas protegidos! Você não vai se arrepender.

Solicite um Orçamento

Aproveite e siga nossas redes sociais e acompanhe os nossos trabalhos, curiosidade e posts referentes ao mundo das estufas. E veja que a sua necessidade é a nossa prioridade!

A Aço Fort Estufas Agrícolas está sempre Inovando para cobrir seu futuro!!!

Atendemos todo o território nacional!